O sorriso do lagarto
- Luis Alcubierre
- 20 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Em um mundo idealizado, a ascensão profissional seria sempre um reflexo direto de caráter e competência. Infelizmente, a realidade nos mostra que nem sempre o caminho é tão linear e transparente. A fachada de um sorriso cativante e um discurso eloquente pode esconder falhas profundas, capazes de impactar negativamente toda uma equipe e, em casos mais graves, a reputação de uma empresa, principalmente se o causador do estrago é o seu fundador.
É fácil se deixar levar pela primeira impressão. Afinal, quem não se sente atraído por alguém que demonstra segurança, inteligência e carisma em um primeiro contato? No entanto, assim como um iceberg esconde a maior parte de sua massa sob a superfície, algumas características individuais podem permanecer ocultas por trás de um perfil cuidadosamente construído.
Preconceitos, por mais sutis que sejam, podem se manifestar em decisões importantes, criando um ambiente de trabalho tóxico e desigual. Um estilo de gestão aparentemente eficaz pode, na verdade, ser a máscara de um líder assediador, que busca resultados a qualquer custo, ignorando o bem-estar da sua equipe. Em casos extremos, a ética e a moral, tão importantes para a imagem de qualquer organização, podem ser deixadas de lado em nome de ambições pessoais.
É preciso ir além da superfície, da imagem projetada, e investigar a fundo o caráter e o histórico de quem se coloca em posições de liderança. Buscar referências, conversar com diferentes pessoas que já trabalharam com o indivíduo, e estar atento a sinais sutis de comportamentos inadequados são apenas algumas medidas que podem evitar problemas futuros. Não se trata aqui de defender um mundo onde a patrulha ganha o espaço de um Big Brother, mas de equilibrar exageros e erros passados, construídos pela inércia de um processo desenvolvimentista de velocidade acelerada.
Lembre-se: o sucesso de uma empresa depende diretamente da qualidade de seus líderes. Optar por um processo seletivo rigoroso, que valorize a ética, a empatia e a inteligência emocional, além das habilidades técnicas, é um investimento que traz retornos incalculáveis no longo prazo. Ainda que você seja o dono do pedaço, é preciso que exista uma Governança capaz de impor limites até mesmo a você que construiu um império.
Um ambiente de trabalho positivo, diverso e inspirador se faz a partir da responsabilidade de todos, e começa com um líder que realmente mereça o título.

Comments